O que fazer em Guaíba? Conheça os pontos turísticos da cidade

16 Dec 2020 | Guaíba Park
Tempo de leitura: 8 minutos | -

Autor:

Banhada pela margem direita do lago Guaíba e privilegiada por contemplar um trecho de Mata Atlântica em sua Orla no centro da cidade, Guaíba é conhecida por apresentar um espetáculo de belezas naturais. Além de possuir uma cultura histórica forte: http://www.guaiba.rs.gov.br/a-cidade/, já que foi Berço da Revolução Farroupilha. Por conta de seus diversos proveitos, o munícipio tem sido cada vez mais procurado por turistas e por quem busca um local tranquilo para morar próximo a capital do Estado.

Agora, vamos conhecer um pouco do turismo local?

Passeio de Catamarã para quem vem de Porto Alegre

Guaíba está a 30km de Porto Alegre, de carro o trajeto leva em torno de 35 minutos. Já, de Catamarã, apenas 20 minutos, e você ainda ostenta de uma belíssima e tranquila orla. No passeio com a embarcação é possível aproveitar a bela vista, passando pelo Beira-Rio, Ilha Pedras Brancas, Gasômetro, entre outros.

Confira os horários no site da Catsul: http://www.travessiapoaguaiba.com.br/

Passeio de jardineira

Chegando de Catamarã você encontra a Linha Turismo. É um ônibus especial modelo Jardineira que disponibiliza um passeio turístico com guia local. O ponto de partida e chegada é na Hidroviária de Guaíba.

Funcionamento:

Segunda a Sexta - mediante agendamento

Sábado, Domingo e feriado – 10h30min às 16h30min        

Orla do Lago Guaíba

Bem-estar e vida social! A orla dispõe de um calçadão ótimo para caminhadas ao ar livre e um lindo píer. Além de contar com bares e restaurantes para uma excelente experiência gastronômica local.   

Praia da Alegria

A calma prainha arborizada de Guaíba é muito procurada para prática de esportes como remo e canoagem. É uma boa para quem gosta de lugares tranquilos e familiares.

Espaço histórico

O Berço da Revolução Farroupilha dispõe de prédios e espaços históricos para visitação. O Sitio Histórico é um deles e contempla a Casa de Gomes Jardim, o memorial Erma de Gomes Jardim, a árvore histórica “Cipreste Farroupilha” e a Igreja Nossa Senhora do Livramento. O local, de vital importância para a história guaibense, possui legislação específica para construções, a fim de preservar a identidade e não prejudicar a contemplação dos monumentos presentes.

Casa de Gomes Jardim

A Casa de Gomes Jardim foi construída no fim do século XVIII, era sede da Estância de Gomes Jardim no período da Revolução Farroupilha. A fazenda foi escolhida pelos líderes farroupilhas como ponto de encontro para as últimas tratativas referentes à tomada de Porto Alegre, por ser um local estratégico militar.

Funcionamento:

Segunda a Sexta - mediante agendamento

Sábado, Domingo e feriado – 10h30min às 17h30min

Cipreste Farroupilha 

Árvore símbolo da cidade. Na sua sombra líderes da Revolução Farroupilha planejaram a tomada de Porto Alegre em 1835. O Cipreste é um monumento natural e cultural do município, presente no hino, no brasão e na bandeira da cidade.

Igreja N. Sra do Livramento 

A Igreja Matriz de Guaíba é uma das principais edificações do município. A padroeira possui mais de 100 de anos de história. Segundo historiadores, a Igreja Nossa Senhora do Livramento foi fundada em 1857 por alvará imperial de Dom Pedro II, em terreno doado por dona Isabel Leonor. A elevação da Capela do Distrito das Pedras Brancas à condição de Freguesia marca o processo de transformação da antiga fazenda em vila. 

Vitrine Cultural

A Prefeitura Municipal de Guaíba e a Fundação Toyota do Brasil desenvolveram em parceria a Vitrine Cultural que tem por objetivo conservar, divulgar e promover os atrativos culturais e históricos do município e da região.

Funcionamento:

Terça-feira a sexta-feira - 9h às 17h | Sábado, Domingo e feriado - 10h30min às 17h30min

Fone: (51) 34807089

Mirante e Escadaria 14 de Outubro

A escadaria conta com 147 degraus, ao chegar no Mirante você tem uma admirável vista da extensão do Lago Guaíba e da Ilha das Pedras Brancas. Localizada na rua 14 de outubro, foi revitalizada em 2014, recebeu um painel que retrata a reunião dos líderes farroupilhas em 1835.

Museu Carlos Nobre

O prédio foi construído em 1908 e ao longo do tempo já foi residência, hotel, biblioteca, prefeitura e hoje é Museu Municipal Carlos Nobre. O acervo contempla objetos, fotografias e documentos pessoais do comunicador e humorista Carlos Nobre, nascido na cidade de Guaíba, conhecido internacionalmente. O Museu Municipal Carlos Nobre foi inaugurado em 10 de setembro de 1992.

Funcionamento:

Segunda-feira a Sexta-feira – 9h às 12h – 13h às 17h


Matadouro São Geraldo

Construído em 1927, o matadouro foi um dos mais importantes do Rio Grande do Sul, na época foi considerado um dos mais modernos do estado. O local foi fechado em 1972, permanece inativo até hoje. Em 1999, foi tombado pelo município, e, em 2012, pelo Estado. As ruinas do monumento chamam atenção por sua arquitetura imponente.

Referências:

https://guaiba.atende.net/

http://www.guaiba.rs.gov.br/a-cidade/

http://amaguaiba.org/informacoes-turisticas/

http://carlosnobre.com.br/
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados