Direto da horta para mesa

15 Mar 2021 | Guaíba Park Dicas
Tempo de leitura: -0 minutos | -

Autor:

Produtos fresquinhos, livre de agrotóxicos e colhidos na hora direto da horta de casa, que luxo não é mesmo!? Então, gostou da ideia? Escolha um espaço no seu quintal e mãos à obra. Ter sua própria horta significa mais saúde e economia, além de deixar o pátio com aquele toque verde na decoração.

Ao escolher o lugar para a horta, onde você mesmo vai semear e plantar as espécies de sua preferência, não esqueça de observar a quantidade de luz solar que o local recebe. A maioria das hortaliças necessita de cinco a seis horas diárias de exposição ao sol. Em seguida inicie a preparação do espaço. Use terra vegetal, adubo ou húmus de minhoca, pois, desta forma o solo estará sendo nutrido e suas mudas crescerão saudáveis e bonitas. A partir daí, divida o espaço em quadrados e em cada um deles semeie uma espécie diferente de erva ou vegetal. As plantas maiores ficam atrás e as menores na frente, desta forma a luz solar incidirá em todas. O que plantar vai depender do seu gosto.

Entre as pequenas estão espinafre, beterraba, alface, salsa, cenoura, beterraba, hortelã e cebolinha, alecrim e outras. Já das espécies grandes fazem parte as pimentas, berinjela, couve-flor, repolho, brócolis e outras. E ainda têm as verticais como tomate, feijão, ervilha, vagem e pepino, que devem crescer penduradas a alguma estrutura de suporte, como tubos de PVC. Estes devem ser instalados em uma das linhas da horta para que ao se desenvolverem as mudas não pendam para os lados e se quebrem.

Agora é regar as plantas diariamente, cuidando para que não fiquem encharcadas demais. O melhor é molhá-las no início da manhã ou depois das 15 horas. Nunca em horários de sol forte, pois a água acaba evaporando rápido. À noite também não é indicado, já que a absorção da água é menor e as folhas demoram mais para secar. Quanto mais alta a temperatura mais água sua horta irá necessitar. Em dias muito quentes, regue suas mudas 2 vezes ao dia. De preferência faça isso com regador ou borrifador, pois vão molhar as espécies uniformemente e com delicadeza, sem que suas ervas e hortaliças sejam danificadas.

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados