Opções para todos os gostos e bolsos

9 Mar 2021 | Guaíba Park | -

Autor:

O primeiro passo foi dado: adquirir o terreno para colocar em prática o tão desejado projeto da casa própria. E, agora, entre as opções existentes, hoje, o que escolher de materiais para usar na construção da residência? Nos dias atuais as alternativas são diversas, o que certamente facilitará e ajudará nesta escolha, tanto no que utilizar como no quanto você tem para gastar com sua obra.

Neste sentido, um bom arquiteto conseguirá auxiliá-lo com projeto apropriado, inclusive com ideias econômicas e que sejam mais adequadas para o tipo de casa que você quer e tanto sonhou morar. Assim, trazemos algumas dicas, tradicionais ou mais contemporâneas, do que há no mercado da construção civil e que pode servir de inspiração para o seu futuro lar.

Casas de madeira

Costumam ser mais econômicas, além de rápidas e fáceis de construir, já que muitas delas são pré-fabricadas. A opção pela madeira torna a casa aconchegante e charmosa, bem como garante um ambiente de temperatura agradável. Geralmente, são mais frescas no verão e mais quentinhas no inverno. Entre outras vantagens, representam uma alternativa ecológica. Geram menos resíduos por não utilizarem cimento ou cal, materiais considerados poluentes. Porém, é importante que você se certifique de qual madeira será utilizada, pois somente é permitido o uso de materiais provenientes de reflorestamento.

Casas de tijolo ecológico

Ao escolher este tipo de material você estará optando por uma construção sustentável, pois o tijolo ecológico não se utiliza da queima de madeira em fornos, ao contrário do tijolo convencional. Para a cura das peças é necessário apenas água, evitando, assim, a derrubada de árvores. Fora isso, poupa ferro e concreto, o que diminui o tempo da obra. O tijolo ecológico pode ser usado em todos os estilos de projeto e modelos residenciais, permitindo qualquer tipo de revestimento, além de ser excelente alternativa para quem quer deixar os tijolos aparentes, já que o acabamento das unidades é impecável. O produto é muito usado no mundo todo.

Casas de container

Se tornaram uma opção bem procurada nos últimos anos. Assim como outros tipos, além de ser mais sustentável, é econômica e de construção rápida. Pode ser encontrada em vários padrões, desde o mais minimalista e despojado ao mais luxuoso. Geralmente, são feitos de estruturas metálicas rígidas, mas ao mesmo tempo leves. Sua fabricação é feita por encaixe, um sobre o outro, podendo ser empilhados cerca de 12 unidades. Entre seus benefícios está a facilidade de transporte e realocação para onde o morador for, de acordo, é claro, com as dimensões do terreno que a casa container será colocada.

Construção em steel frame

Popularizado nos Estados Unidos, o método steel frame (estrutura de aço) também já é bastante conhecido no Brasil. É um sistema moderno de construção que dispensa tijolos e concreto na montagem das paredes, se configurando 100% industrializado, muito resistente e sustentável. Este formato inicia depois da parte de fundação da obra, podendo receber telhas de cerâmica e lajes impermeabilizadas, entre outros materiais. É indicado para todos os tipos de construção, tendo como um de seus benefícios a simplificação e rapidez da obra.

Chapas de metal e blocos de concreto

Comumente utilizada em telhados, as chapas metálicas podem também compor a parte de fora da casa. Com uma pintura bacana, conferem um visual diferente e interessante à residência. Já o uso de blocos de concreto torna a construção mais econômica, são grandes e podem receber pintura ou ser utilizado da forma original. Combina bem com acabamentos metalizados.

Paredes de drywall e utilização do policarbonato

Fabricado em aço galvanizado com gesso acartonado, o drywall (traduzido como parede seca) é uma alternativa em conta para as paredes internas da casa, desde que o local seja seco e não úmido. É considerada versátil, já que pode ser feita com curvas, recortes ou com a personalização preferida. Com relação ao policarbonato, é indicado para quem quer uma residência com muita luz natural, sendo mais econômico que o vidro. É resistente, inquebrável e deixa um visual bonito. Pode ainda ser utilizado em forros e fachada.

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados