Contrate consórcio imobiliário e usufrua das vantagens pagando parcelas mensais e programadas de acordo com sua condição financeira

26 Apr 2021 | Guaíba Park
Tempo de leitura: 2 minutos | -

Autor:

Figurando entre as principais modalidades para aquisição de terreno, imóvel ou outro tipo de bem, consórcios existentes no mercado são formas tradicionais de as pessoas conseguirem adquirir algo, pagando de maneira parcelada e programada. Assim, o consórcio imobiliário é uma excelente alternativa para alcançar o tão desejado sonho: conquistar a casa própria, tanto terreno como a moradia. E, tendo em vista esta boa opção para o cliente, o Guaíba Park Bairro Planejado fechou parceria com a Caixa Econômica Federal, disponibilizando, assim, mais uma forma de você adquirir seu bem.

Benefícios como economia e flexibilidade fazem parte desta iniciativa, a qual é reunido, através de bancos, como a Caixa, por exemplo, ou seguradoras, determinado grupo de pessoas, com interesses em comum. São estipulados planos, com pagamentos mensais pré-determinados e valores diferenciados de carta de crédito, de acordo com a possibilidade do cliente. Desta forma, todo mês o consorciado desembolsa a quantia estipulada previamente, ou seja, sua cota de consórcio, podendo ser contemplado por sorteio ou lance. 

No sorteio, todos concorrem em igualdade, contando apenas com o quesito sorte. Já o lance se caracteriza como uma chance a mais de premiação. O cliente oferta um valor antecipado equivalente a futuras parcelas de pagamento de seu consórcio, podendo, desse modo, ser contemplado com sua carta de crédito prematuramente. Só fique atento, após ter sido agraciado, caso não tenha quitado ainda a totalidade do consórcio contratado inicialmente, segue pagando normalmente o valor acordado mês a mês.

Ao ser contemplado, seja por sorteio ou lance, o consorciado tem sua carta de crédito liberada no valor contratado preliminarmente, podendo adquirir, assim, o bem pretendido. Com esta ferramenta em mãos, o cliente tem oportunidade de negociar de forma vantajosa a compra do terreno ou imóvel almejado, já que possui, à vista, o investimento necessário para tal aquisição.

Segundo evidencia Paulo Pacheco, gerente da agência Partenon da Caixa Econômica Federal, em Porto Alegre/RS, mesmo depois da contemplação o valor da carta possui remuneração. “Isso quer dizer que a carta não perde seu valor até o cliente encontrar o imóvel e utilizá-la.” Ele ressalta ainda que o cliente pode dar lance, quitar e amortizar o saldo devedor do consórcio com a utilização do FGTS, conforme regras do próprio consórcio e principalmente das determinações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

Aderir ao consórcio imobiliário é tarefa bem simples e fácil de ser feita. Escolha uma instituição financeira ou seguradora de sua preferência, a qual, primordialmente, ofereça boas condições para realização do negócio. É importante que você já tenha em mente o valor do terreno ou imóvel que deseja, bem como a parcela que pode desembolsar mensalmente e o prazo de pagamento do que irá contratar. 

Após definição do plano mais adequado ao seu bolso, é efetuada a assinatura do contrato de concordância para consolidação da compra. Geralmente a documentação necessária para transação é básica, como RG, CPF e comprovante de residência, sendo importante ver com a instituição administradora do consórcio se existe alguma outra exigência em termos de documentos e comprovações.

Ao escolher a administradora do consórcio é necessário verificar primeiramente se a instituição eleita por você é registrada no Banco Central do Brasil, sendo esta condição legal para que atue no mercado de consórcios. Normalmente, pelo site da instituição é possível saber. Além disso, é de extrema importância levar em conta a transparência da empresa, pois você estará aderindo a um investimento. Nesta questão estão envolvidas clareza na prestação das informações, entre elas custos, reajuste de parcelas, sorteios, lances, contemplações e demais dúvidas do cliente. 

Avaliar a idoneidade e credibilidade da empresa no mercado também é fundamental, bem como sua avaliação no ranking de reclamações do Banco Central. Não deixe ainda de considerar como essencial bom atendimento da companhia a você cliente, pois ser atendimento de forma cordial e ágil faz toda diferença.

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados