Afinal, qual é a diferença entre loteamento e condomínio?

3 Aug 2021 | Guaíba Park | -

Autor:

Com o aquecimento do mercado imobiliário, a oferta e a procura por imóveis cresceu imensamente. Contudo, com a alta na quantidade de imóveis à venda é normal que surjam algumas dúvidas. Afinal, qual é a diferença entre loteamento e condomínio de terrenos?

Apesar de aparentemente terem estruturas parecidas, loteamento e condomínio de terrenos são empreendimentos com concepções diferentes, sobretudo quando se trata de um loteamento com urbanização planejada, como o Guaíba Park Bairro Planejado.

 

Entenda a diferença

Simplificando, no loteamento, compra-se apenas a área referente ao lote. A Lei 6.766/79 dispõe sobre o parcelamento do solo urbano formando lotes de formatos e tamanhos variados. As vias urbanas de circulação pública são implementadas pela prefeitura, sendo então um espaço público e de propriedade do município.

A essa característica reflete no fato de o comprador pagar imposto apenas pela propriedade de seu lote, no caso do Guaíba Park Bairro Planejado, avançou-se para a entrega de uma urbanização projetada com o foco nas pessoas, no bem-estar e na revitalização da área. Para isso, serão construídos parques e praças arborizadas, áreas de lazer e esportes com equipamentos, ciclovia, espaços para eventos e atos culturais, ruas sem saída que proporcionam segurança e espaço tranquilo de convivência, entre outros atrativos e diferenciais.

Enquanto no condomínio, compra-se uma fração do terreno privativo e tem direito sobre a utilização das áreas comuns no local, que engloba as ruas de acesso, a área verde e os espaços de lazer, como parques, piscinas, salão de festas, entre outras. Ao contrário do loteamento, que é público, os condomínios são privados, administrados por uma empresa.

Manutenção

A prefeitura municipal é a responsável pela manutenção das áreas comuns do loteamento. Caso o loteamento tenha uma associação de bairro, ela também pode cobrar uma taxa dos moradores para manutenção e segurança, entre outras coisas.

Nos condomínios é obrigatório o pagamento de uma taxa destinada à manutenção e administração do empreendimento, como o próprio nome diz: o condomínio. Essa taxa administrativa garante a existência e manutenção da infraestrutura disponível para os moradores. Algumas vezes a taxa de condomínio torna-se uma dor de cabeça devido ao valor mensal obrigatório, nem sempre de acordo com a realidade financeira daqueles que moram.

Então, ainda ficou com dúvidas sobre Loteamentos e Condomínios?

O Guaíba Park (https://guaibapark.com.br/) é um loteamento planejado em sua totalidade. É um bairro planejado de uso misto, onde residências, comércio e serviços de baixo impacto ambiental coexistem harmoniosamente. O Guaíba Park foi projetado com conceitos do Novo Urbanismo, que são projetos urbanos pensados para mais qualidade de vida e harmonização da relação do homem com a cidade.
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados